Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional

Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional

• Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 12h22
  • Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 13h53

O GESTCOM – Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional – é um laboratório vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará e é especializado em desenvolver metodologias para a Gestão de Pessoas no contexto da Administração Pública Brasileira. Utilizando métodos científicos de investigação, os pesquisadores vinculados ao laboratório desenvolvem procedimentos de intervenção e soluções tecnológicas para resolução de problemas de Órgãos Públicos, atuando especialmente na área de Gestão por Competências. As demandas apresentadas pelos órgãos são tratadas como problemas de pesquisa, e as suas soluções são conduzidas considerando as especificidades de cada instituição, de modo que os resultados sejam condizentes com a realidade institucional.

Criado em junho de 2011, o GESTCOM surgiu como a consolidação de um esforço para responder à legislação federal que institui e regula o Desenvolvimento de Pessoas no âmbito da Administração Pública brasileira, e para criar uma metodologia de Mapeamento de Competências condizente com essa realidade. O primeiro projeto, que obteve financiamento através de uma linha de fomento a iniciativas inovadoras oferecida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi o Mapeamento de Competências da Universidade Federal do Pará.

O projeto foi reconhecido pelo Ministério como adequado à Gestão Pública Brasileira e tomado como base para muitos projetos posteriores. Os conhecimentos e tecnologias que o laboratório desenvolve com essas experiências têm sido socializados por meio de artigos, publicações, guias e oficinas. Os pesquisadores frequentemente são convidados a atuar como consultores pelo Ministério do Planejamento no desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas para Administração Pública. O GESTCOM tem sido responsável em difundir na graduação o interesse pela Psicologia Organizacional e do Trabalho, inserindo nossos discentes nas atividades práticas em ambientes corporativos e institucionais e com isso contribuído grandemente para a excelência do curso de Psicologia da UFPa.

Nossos parabéns ao Prof. Thiago Dias Costa e Camila Carvalho Ramos por estarem à frente deste empreendimento e a toda equipe envolvida.

Direção Faculdade de Psicologia

registrado em: